NOVA DATA

A tradicional Galeteria da Apae de Nova Odessa que seria realizada no próximo dia 21, a partir das 20h30 nas dependências da entidade foi adiada. Segundo informações da diretoria, nova data para o evento será marcada e a população avisada com antecedência.

APAES

Seguindo as recomendações, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) oficiou às 305 APAES filiadas para que também suspendam as atividades das áreas de educação, com o objetivo de resguardar a saúde das pessoas com deficiência, profissionais e familiares, além de coibir novas transmissões comunitárias da doença. A princípio os profissionais deverão continuar ocupando suas funções, até porque a suspensão será gradual, ou seja, as escolas das APAES deverão estar abertas para orientar as famílias e receber alunos que ainda comparecerem.

FISCALIZAÇÃO DO PROCON

O Procon de Nova Odessa está fazendo um levantamento dos preços de máscaras de proteção e álcool gel em farmácias e drogarias do município. A medida tem objetivo de verificar se os estabelecimentos estão cobrando valores abusivos após o aumento da demanda provocado pela preocupação da população com a epidemia do novo coronavírus.

EVENTOS ADIADOS

O Tivoli Shopping de Santa Bárbara d’Oeste também optou pela suspensão dos eventos que estavam previstos para acontecer no próximo final de semana. Os horários de funcionamento do shopping permanecem sem alterações.

 PRIORIDADES

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que só vai chamar as votações em plenário das matérias que tiverem acordo para aprovação e forem relacionadas a pandemia do coronavírus. Em áudio divulgado com grupos de deputados no Whatsapp, Maia afirmou que não vai realizar sessões “com 300 deputados” e orientou os parlamentares a reduzir o número de assessores nos gabinetes. “Amigos e amigas, é o seguinte: claro que a gente não vai fazer sessão com 300 deputados no plenário. A gente só vai ao plenário se tiver acordo pra votar matérias relacionadas ao coronavírus, mas acho que o parlamento não estar funcionando neste momento onde ele é parte da solução, acho que a sociedade vai ficar mais assustada ainda, mas claro que não é pra ficar todo mundo no plenário”, disse Maia.

ATOS

Um dos autores do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, o jurista Miguel Reale Júnior defendeu que o Ministério Público peça que Jair Bolsonaro seja submetido a uma junta médica para saber se ele teria sanidade mental para o exercício do cargo, após ter participado de manifestações no domingo, dia 15, contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF), enquanto o ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem aglomerações para não aumentar ainda mais o número de infectados pelo coronavírus.

SANIDADE MENTAL

De acordo com o ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso, a participação de Bolsonaro nos atos fere a Lei 13.979, que foi sancionada pelo Executivo e regulamenta as ações para enfrentar a pandemia.  “Seria o caso de submetê-lo a uma junta médica para saber onde o está o juízo dele. O Ministério Público pode requerer um exame de sanidade mental para o exercício da profissão. Bolsonaro também está sujeito a medidas administrativas e eventualmente criminais. Assumir o risco de expor pessoas a contágio é crime”, afirmou o jurista.