NEGATIVO

O presidente Jair Bolsonaro informou ontem, dia 13, por meio de suas redes sociais, que o exame a que se submeteu para detectar a presença do novo coronavírus deu negativo. Bolsonaro fez o exame na quinta-feira, dia 12, mesmo dia em que o secretário de Comunicação Social do governo, Fábio Wajngarten, fez um teste que deu positivo para o novo coronavírus.

NEGADO

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso da ex-presidente Dilma Rousseff que tentava anular o impeachment que a afastou da Presidência, em 2016. A decisão do STF foi tomada no plenário virtual, em que os ministros votam por meio de um sistema interno de informática. Dilma contestava decisão do ministro Alexandre de Moraes que, no ano passado, entendeu que o pedido sequer deveria ser julgado, por ter perdido o objeto. Moraes argumentou que o mandato para o qual Dilma foi reeleita em 2014 teria acabado em 2018.

CUIDADO

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, dia 12, que as manifestações marcadas para o próximo dia 15 devem ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus. Segundo o presidente, os movimentos são “legítimos e espontâneos”, mas não se pode colocar em risco a saúde da população em razão da pandemia de coronavírus. Bolsonaro deu as declarações ao fazer um pronunciamento em rede nacional. “Há recomendação das autoridades sanitárias para que evitemos grandes concentrações populares. Queremos um povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente”, afirmou o presidente.

RECOMENDAÇÃO

O Ministério da Saúde recomenda o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). A orientação foi apresentada junto com um conjunto de medidas a gestores estaduais e municipais de saúde em reunião virtual ontem, dia 13. De acordo com o órgão, as autoridades locais devem estimular que eventos – sejam eles, governamentais, artísticos, científicos ou comerciais – não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público.