in

LIDERANÇA

O prazo para filiações de quem vai se candidatar a vereador ou prefeito está terminando e, em Nova Odessa, o cenário atual demonstra que o prefeito Bill segue sendo o grande líder político da cidade. Ao seu lado, estão as principais lideranças da cidade e assim foi nos últimos 7 anos. Bill, aliás, vem sendo muito elogiado por colegas prefeitos da região pela forma como vem conduzindo a crise do coronavírus. Lembrando que o prefeito de Nova Odessa já enfrentou a crise hídrica de 2014, a crise financeira de 2015 e a crise política de 2017 e conduziu a prefeitura com serenidade.

PDT

De outro lado, o pré-candidato Dr. Nivaldo se aliou ao ex-chefe de Gabinete da gestão Simão Welsh, o advogado Fábio Martins. Martins, por sua vez, passou a ser o novo articulador político do PDT, partido que sempre esteve nas mãos do ex-prefeito Manoel Samartin. Tudo leva a crer que Fábio Martins será mesmo o vice na chapa de Nivaldo.

PV FRAGILIZADO

Já o vereador Tiago Lobo se filiou ao PV, de Dimas Starnini. O partido está fragilizado, já que Dimas continua preso após uma operação deflagrada pelo Ministério Público para apurar fraudes em concursos públicos, isso em outubro do ano passado. Tiago Lobo, aliás, tratou de apagar de suas redes sociais uma foto onde aparecia ao lado de Dimas tirada dias antes da sua prisão.

SEM FORÇA

A campanha de Carla Lucena, mais uma vereadora que ensaia sair candidata à prefeita, segue bem apagada e, aparentemente sem força para seguir adiante, ela deve muito provavelmente se aliar ao grupo do Dr.Nivaldo ou de Tiago Lobo, seu companheiro na Câmara.

LOURENÇO E BARILON

Por fim, Nova Odessa tem grandes chances de ter um médico, pela primeira vez, na cadeira de prefeito. Dr.Lourenço já foi anunciado como pré-candidato do PSDB e é certo que terá o apoio incondicional de Bill e da primeira-dama Andréa Souza. Já o vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon é bem cotado para ser o vice de Lourenço. Barilon sempre foi um conselheiro do prefeito Bill e o fato de ter sido eleito presidente do Legislativo por dois mandatos mostra o carinho que o prefeito tem por ele. Os dois, aliás, estão juntos desde a formação do grupo que governa Nova Odessa atualmente, quando as reuniões eram feitas na garagem da casa de Bill.

TROCA-TROCA

Com o término da chamada “janela partidária”, prazo no qual os vereadores de todo o Brasil podem trocar de legenda sem correr o risco de perder o mandato por ‘infidelidade’, está definido o cenário em Nova Odessa. E houve bastante ‘troca-troca’ partidário em Nova Odessa. Seis dos nove legisladores municipais trocaram de sigla com vistas às eleições de outubro de 2020.

VEREADORES

O presidente da Câmara, Vagner Barilon, e o vereador Avelino Xavier Alves (o Poneis) permanecem no PSDB, pelo qual foram eleitos. O ninho tucano perdeu a vereadora Carla Lucena, que se filiou ao PL, mas ganhou dois novos integrantes: Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, eleito pelo PSB, e Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, vindo do MDB.

MUDANÇA

Além disso, o agora ex-comunista (eleito no PCdoB), Tiago Lobo, entrou para os quadros do PV, que perdeu Cláudio José Schooder, o Leitinho, novo membro do PSD junto do atual ex-petista (eleito no PT) Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio. Além de Barilon e Poneis, apenas quem não trocou de partido durante a ‘janela’ foi Carol Moura, que continua no Podemos.