in

FAIXA PARA CICLISTAS

Bate-Rebate

FAIXA PARA CICLISTAS
O vereador Elvis Garcia, o Pelé (PSB), apresentou requerimento solicitando informações do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza sobre a possibilidade de implantar em Nova Odessa uma faixa exclusiva para ciclistas. O espaço sugerido pelo vereador é uma das avenidas mais planas e arborizadas da cidade, a avenida Brasil, no jardim Marajoara, e seria utilizado exclusivamente aos domingos no período da manhã. A inciativa do vereador, que é líder do prefeito na Câmara, atende a uma expressiva parcela da população que tem no ciclismo uma prática cotidiana.

SEGURANÇA
“Todos sabemos que é grande o número de ciclistas em Nova Odessa. Todos nós conhecemos alguém que pedala. A avenida Brasil, por ser bem plana, já é bastante utilizada pelos ciclistas. A intenção é que, com a faixa exclusiva aos domingos de manhã, o local tenha maior segurança aos esportistas”, explicou o vereador Elvis Garcia, o Pelé.

MAIS ADEPTOS
O vereador vai além: “Tem sido cada vez maior a adesão da comunidade nas práticas esportivas. Outras vias da cidade poderiam ser interditadas aos domingos de manhã não só para atividades esportivas, como também para lazer entre pais e filhos”, completou Pelé. Se aprovado, o requerimento será encaminhado ao prefeito para análise.

PREVENÇÃO
A iniciativa coincide com acidente que matou no último domingo, dia 16, os ciclistas Diogo Faria e Márcio José Bechis. O acidente aconteceu na Rodovia Bandeirantes, em Limeira.

ESTATÍSTICAS
O último levantamento do Ministério da Saúde, feito em 2014, sobre acidentes de trânsito, mostrou que 1.357 ciclistas morreram em todo o país. Em 2013 foram 1.348 mortes. Outro levantamento mostrou que, em média 32 ciclistas são internados por dia devido a acidentes. Para especialistas na área, a solução é investir em ciclovias e na educação no trânsito.