in

DEBATE

DEBATE

O primeiro debate entre candidatos ao governo de São Paulo, realizado domingo pela Band, foi marcado pela troca de ataques entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ao responder uma questão sobre educação, o ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro pediu para que a plateia procurasse no Google “qual foi o pior prefeito de São Paulo”. Em resposta, o petista pediu para que o público procurasse a palavra “genocida”, em referência às ações do governo federal na pandemia.

DEBATE 2

Rodrigo Garcia (PSDB) criticou o PT e o trabalho de Haddad à frente da prefeitura da capital paulista. Segundo ele, São Paulo “paga até hoje pela crise que o PT deixou no governo federal”. O tucano também afirmou a gestão de Haddad “teve cartão vermelho” — o petista tentou a reeleição em 2016, mas foi derrotado por João Doria (2016). Naquele ano, o tucano venceu no primeiro turno. Vinicius Poit (Novo) perguntou a Tarcísio por que ele anda na companhia de “bandidos”, citando o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PTB) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Tarcísio apenas respondeu que teria um governo técnico. Em outro momento, Poit criticou o PT por ter votado contra o fim das “saidinhas” e se referiu a Lula (PT) como “ex-presidiário”.

URNAS

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, enviou um ofício ontem (8) ao ministro da Defesa, general Paulo Sérgio, informando a exclusão do coronel do Exército Ricardo Sant’Anna da equipe das Forças Armadas que atua na Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação por disseminação de notícias falsas. A pasta deve anunciar em breve um novo nome para seu lugar. No documento, Fachin cita uma reportagem do site Metrópoles, que mostrou que o coronel tinha publicações em suas redes sociais de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e disseminava teorias bolsonaristas contra as urnas eletrônicas.

URNAS 2

O Exército já está realizando o levantamento de nomes para substituir o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna, afastado da equipe das Forças Armadas que atua na Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação por disseminação de notícias falsas. O coronel também será submetido a um processo administrativo interno para averiguar se houve descumprimento das normas de conduta de militares no uso das redes sociais.