in

DE LONGA DATA

Encontramos em nossos arquivos essa foto do prefeito Bill e do presidente da Câmara de Vereadores, Vagner Barilon. Uma mostra de que a amizade e a parceria entre os dois é de longa data. O prefeito mesmo não cansa de dizer que Barilon é seu braço direito e que muitas reuniões, quando da formação do PSDB em Nova Odessa, foram realizadas nas garagens tanto da casa de Bill como na casa de Barilon. Prova maior da afinidade entre os dois é que Barilon foi eleito presidente da Câmara duas vezes ao longo deste mandato do prefeito Bill.

RODÍZIO

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou nesta quarta-feira (13) a implantação do sistema de rodízio de veículos a partir da segunda-feira, dia 18, e por tempo indeterminado. O modelo é semelhante ao utilizado por São Paulo antes da pandemia do coronavírus, com restrição de dois finais de placa por dia. Assim como tem feito o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), a ação tenta ampliar os índices de isolamento social.

TRANSPORTE

A ideia do prefeito campineiro é aumentar a taxa de isolamento da população e mantê-la em 55%, sendo que o índice atual gira em torno dos 45%. No entanto, assim como já ocorreu na capital paulista, a tendência é aumentar a quantidade de passageiros em ônibus coletivos, o que pode levar a mais contaminações por Covid-19, mesmo com as pessoas usando máscaras. No caso de São Paulo, mais pessoas estão usando ônibus, metrôs e trens.

FLEXIBILIZA

O objetivo de Jonas Donizette certamente está ligado com a preocupação de que Campinas, e a Região Metropolitana como um todo, fique no ‘fim da lista’ futura de permissões para flexibilizar as atividades econômicas e permitir a mais ramos do comércio funcionar. Campinas confirmou ontem a 28ª morte por Covid-19, além de aumentar em 47 os casos positivos da doença, chegando a 669 infectados.