in

CONVITE

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) enviou à Câmara ofício formalizando convite para que Edson Barros de Souza, o Nenê Gás (PSDB), reassuma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ele ocupava o cargo e voltou a ser vereador após o falecimento de Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), em 9 de julho. Com o retorno de Nenê para a Prefeitura, quem fica com a cadeira é Natal Junqueira de Araújo, o Paraná Gás (PSDB).

DESTAQUE

A secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, tem se destacado na condução das discussões sobre o retorno ou não das aulas presenciais este ano, dentro da Câmara Temática do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Claudicir comanda a Educação Municipal desde 2013 e agora trabalha pelo setor regionalmente neste tema tão delicado na pandemia de Covid-19.

CRITICA

Por falar em Covid-19, o vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), reforçou esta semana críticas ao presidente Jair Bolsonaro na condução do país no enfrentamento a essa pandemia. Barilon repete algo feito pelo prefeito Bill e o governador João Doria, de que Bolsonaro não deu a importância devida ao novo coronavírus e não se esforçou como deveria. E o Brasil ultrapassou a triste marca de 100 mil mortos pela doença.

QUEDA EM NOVA ODESSA

O número de novos casos de Covid-19 caiu 34,2% em Nova Odessa nos últimos sete dias, na comparação com a semana anterior. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 76 contaminações contabilizadas de 29 de julho a 4 de agosto ante 50 confirmadas entre quarta-feira passada (5) e terça-feira, quando foram registrados mais três resultados positivos. O município totaliza 503 infectados, incluindo 290 curados e 29 mortes.

CAINDO

É a segunda queda consecutiva nas últimas quatro semanas. Entre os dias 22 e 28 de julho, foram anotados 127 novos casos em Nova Odessa e recorde de contaminações registrado no último dia, com 59 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os 76 resultados positivos somados na semana seguinte representaram redução de 40,15%.

CONDUTA VEDADA

A partir do dia 15 de agosto, agentes públicos de todo o País vão estar proibidos de praticar diversas condutas devido às eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro. O prazo de três meses que antecede o primeiro turno está de acordo com a legislação eleitoral e visa dar mais condições iguais de oportunidades entre os candidatos na disputa. A regra está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e tem como objetivo evitar o uso de cargos e funções públicas em benefício de determinadas candidaturas e partidos.

PRÉ-CANDIDATO EM AMERICANA

O vereador Rafael Macris confirmou na noite da última terça-feira, dia 11, a sua pré-candidatura a prefeito de Americana. O anúncio foi feito através de um vídeo divulgado nas redes sociais, em que o pré-candidato confirmou a escolha do seu nome pelo PSDB, após pesquisas realizadas, para concorrer a disputa municipal.