in

CAUSA ANIMAL

Através de suas redes sociais, o presidente da AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), Carlos Pinotti, e defensor ferrenho da causa animal, fez o seguinte alerta à população. “Pessoal, por favor, não deixem que pessoas interesseiras se escorem na causa animal como palanque político. Saibam diferenciar quem realmente é protetor e trabalha de verdade, de coração, em prol de quem precisa de ajuda. Quem já está há muito tempo na luta. Quem está fazendo a diferença. Pesquisem a história e trajetória do seu candidato desde já. A causa é a mesma. Precisamos de união e ajuda. E ninguém tem que medir quem faz mais. Porém, temos que medir qualidade, idoneidade e integridade”, escreveu o presidente da associação.

PEDIDO

O deputado Eduardo Costa (PTB-BA) propôs na terça-feira, dia 10, ao Conselho de Ética da Câmara o arquivamento do processo que apura se o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) quebrou o decoro parlamentar. Costa é o relator do caso. O processo foi aberto em novembro, a pedido do próprio PSL. O partido diz que Eduardo quebrou o decoro ao fazer um “linchamento virtual” de Joice Hasselmann (PSL-SP) ao postar uma montagem associando a imagem da parlamentar a uma nota falsa de R$ 3. O deputado também lançou a hashtag “DeixeDeSeguirAPepa”, numa referência ao desenho infantil Peppa Pig. Ao analisar o caso, o relator entendeu que não cabe ao conselho tomar uma decisão, já que as supostas ofensas foram feitas em contexto de disputa interna do PSL.

PANDEMIA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ontem, dia 11, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar. Apesar disso, os diretores ressaltam que a declaração não muda as orientações e os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus. Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença se espalhou por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

MEIOS OFICIAIS

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), comandada por Fabio Wajngarten, publicou no Twitter uma divulgação dos atos do dia 15 de março, que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). A postagem destaca uma fala de Jair Bolsonaro sobre os protestos convocados por ele, dizendo que são “manifestações populares legítimas”. Na imagem, há uma foto de pessoas protestando com roupas da cor da bandeira brasileira e uma aspas de Bolsonaro: “As manifestações do dia 15 de março não são contra o Congresso, nem contra o Judiciário. São a favor do Brasil”. O Supremo Tribunal Federal (STF) já identificou que empresários bolsonaristas financiam ataques contra ministros da Corte nas redes sociais.