POSSE

(Brasília - DF, 22/01/2020) Encontro com Regina Duarte Foto: Carolina Antunes/PR/

O mesmo Diário Oficial da União que trouxe na quarta-feira, dia 4, a nomeação da atriz Regina Duarte como secretária Especial da Cultura publica as primeiras demissões feitas por orientação da nova titular da pasta. Entre os profissionais de diversos órgãos ligados à Secretaria Especial da Cultura exonerados estão Dante Mantovani, até então presidente da Funarte – e que disse que o rock induz às drogas e ao satanismo; Camilo Calandreli, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura; e Paulo Cesar Brasil do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

CARTILHA

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou terça-feira, dia 3, uma cartilha sobre a proteção dos direitos dos jornalistas. O documento reconhece a relevância das normas internacionais para a proteção de jornalistas e comunicadores. Na apresentação, o ministério diz que “esse tipo de violência constitui uma das formas mais extremas de censura”. A cartilha destaca “que jornalistas e outros comunicadores e comunicadoras mantêm a sociedade informada sobre crimes relacionados à corrupção e à atuação de milícias, por exemplo”.

DIREITOS

Diz, ainda, que “a violência contra profissionais do jornalismo objetivando impedir a ampla divulgação de tais crimes impede a sociedade de cobrar das autoridades públicas o enfrentamento da criminalidade organizada, bem como prejudica a transparência no uso de recursos públicos”. “O Estado brasileiro tem o compromisso de não sancionar qualquer meio de comunicação ou jornalista por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias”, aponta a cartilha.

EM PARIS

“Nunca vou renunciar à política”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meio a aplausos, durante uma homenagem de artistas e professores em Paris, da qual participaram Dilma Rousseff e Fernando Haddad. “Deixei a prisão sem ódio, sem raiva, estava decidido a não deixar a prisão me transformar”, declarou o ex-presidente no ato “Lula Livre”, organizado pela RED.br, um grupo europeu de professores e artistas que defende a democracia no Brasil. Visivelmente emocionado, Lula agradeceu a todos pelo apoio e convidou ao palco seus advogados e vários companheiros. “Tenho a consciência tranquila”, declarou.