in

CAMPANHA

lei-ficha-limpa-faz-10-anos-jno

Enquanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não define pelo adiamento ou não das eleições municipais de 2020, marcadas para 4 de outubro, os pré-candidatos e partidos políticos vão se movimentando do jeito que dá. Isso porque, mesmo se houver a prorrogação por algumas semanas da data, os concorrentes vão ter de lidar com as muitas limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ADAPTA

Além do isolamento social e o distanciamento recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus, tem ainda a proibição de aglomerações, uma prática historicamente difundida em épocas de campanha política. Ou seja, os candidatos a vereador e prefeito deste ano têm de se adaptar para ter o contato com os eleitores, ao mesmo tempo em que precisam utilizar as redes sociais para divulgar o nome e a respectiva candidatura.

DESAFIO

As convenções partidárias, marcadas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, são oportunidade da escolha oficial dos candidatos a vereador e a prefeito/vice-prefeito. Até mesmo esse procedimento deverá sofrer adaptações em razão da pandemia do coronavírus, podendo inclusive ocorrer à distância com uso de ferramentas tecnológicas. Como isso tudo se dará, ninguém sabe. O fato é que o desafio será grande aos pretendentes a um cargo público.