in

CADEIRA

cadeira-jno

A cadeira de vereador antes ocupada por Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), falecido vítima do coronavírus um mês atrás, pelo jeito vai ter novo ocupante em breve. O suplente imediato, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás (PSDB), assumiu esta semana a vaga, depois de ser exonerado do cargo de secretário de Meio Ambiente. No entanto, ele deve retornar para a Prefeitura e a cadeira ficar com o próximo da lista, Natal Junqueira de Araújo, o Paraná Gás (PSDB).

PARANÁ

Natal foi exonerado nesta sexta-feira (7) do cargo de assessor que exercia há quase três anos na Prefeitura de Nova Odessa, para poder ocupar a cadeira de vereador a qual obteve 678 votos na eleição de 2016. Na próxima semana Nenê deve ser novamente convidado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) para a Secretaria de Meio Ambiente e, assim, Paraná assume a cadeira para cumprir o restante do mandato 2017-2020.

MORTES

Uma triste coincidência é que esta cadeira de vereador está marcada por fatalidades. Além da morte de Poneis por Covid-19, o suplente imediato (Nenê Gás) chegou a ser internado com o vírus e teve a vida correndo sério risco. E o próximo a ter direito de uma vaga no Poder Legislativo – antes de Paraná Gás – era o ex-vereador Antônio José Rezende Silva, que veio a falecer em novembro ano passado enquanto se tratava de um linfoma. Ou seja, são seguidos episódios tristes envolvendo a mesma posição.

CASSAÇÃO

A autora da denúncia com pedido de cassação do vereador Wladiney Pereira Brígida, o Polaco (PL), Simone Alcântara tem concedido seguidas entrevistas a meios de comunicação e criticado o possível arquivamento do processo. Isso porque os vereadores Tiago Lobo (PV) e Professor Antônio (PSD) deram parecer para que o caso de possível quebra de decoro de Polaco não seja investigado pela Câmara, mesmo com a prisão dele em 2018 acusado de corrupção passiva na cidade de Itatinga/SP. Na sessão desta segunda-feira, dia 10, às 14 horas, será votado se o processo continua.

INTERIOR AMARELA

Na entrevista coletiva de ontem (7) no Palácio dos Bandeirantes, membros do Governo do Estado e do Comitê de Contingência do coronavírus anunciaram a 10ª atualização do Plano SP e forneceram as informações mais recentes sobre o enfrentamento da pandemia e as medidas de retomada da economia. Na 10° Classificação do Plano SP, nove regiões do interior progrediram para fase amarela: Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba e Taubaté.