in

ASSUME

cadeira-jno

Agora está oficializado. Quem fica no lugar do falecido vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), é Natal Junqueira de Araújo, o Paraná Gás (PSDB). Com a ida do suplente imediato Edson Barros de Souza (o Nenê Gás) para a Secretaria do Meio Ambiente, depois de duas semanas na Câmara, Natal foi convocado para assumir e já deve participar da sessão – realizada por videoconferência – na próxima segunda-feira, dia 17, às 14h.

CAPÍTULO

Por sinal, a próxima sessão da Câmara deve ter nova movimentação virtual por conta do retorno na pauta do projeto que pretende “proibir o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso”. A proposta está virando uma verdadeira ‘novela’, com capítulos semanais. Defensores da causa animal fazem campanha pela aprovação do projeto, sem exceções, para a soltura de fogos com barulho. É esperar para ver.

CANDIDATOS

Nada menos que 14 servidores da Prefeitura de Nova Odessa tiveram concedido afastamento a título da chamada “desincompatibilização” para poder concorrer a cargos eletivos no pleito de 2020. Praticamente todos devem buscar uma vaga de vereador. A promotora eleitoral, Beatriz Binello Valério, encaminhou recentemente aos poderes públicos um ofício contendo as recomendações sobre o processo das eleições municipais deste ano.

CRIMES

A promotora eleitoral é dura em várias questões e cita, por exemplo, que a apresentação de servidores públicos com licença remunerada de três meses antes da eleição “sem que haja o verdadeiro propósito de disputar o pleito e efetiva campanha, com gastos inexistentes ou irrisórios e votação ínfima, pode caracterizar crime de falsidade ideológica”, resultando em ato de improbidade administrativa e ter de devolver ao erário o salário recebido no período. Além disso, frisou que a inclusão de “candidaturas fictícias ou candidaturas-laranja”, apenas para preencher o mínimo de 30% de cada gênero “pode caracterizar abuso do poder político ou fraude eleitoral”.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 20 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional, sendo 15 mil para o programa SP Tech e 5 mil vagas para o Via Rápida Virtual. As inscrições devem ser feitas até amanhã (16) pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br.