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ÁGUA

Tem sido nítido o número de cidadãos reclamando em relação ao aumento no valor das contas de água em Nova Odessa. No entanto, cabem algumas considerações importantes. Neste momento de pandemia e combate/prevenção ao coronavírus, a população está há mais de 60 dias em isolamento social, com crianças e adolescentes sem aulas e muitos trabalhadores também em casa. Com isso, é natural que aumente o consumo de água, porque mais gente está em sua residência, lavando mais as mãos, higienizando as roupas, calçados e compras de mercado, enfim, adotando novos hábitos de limpeza.

CASOS

Com certeza podem ocorrer casos de erros na leitura do consumo da água, e pra isso a Coden Ambiental disponibiliza os canais de atendimentos – exceto o atendimento presencial, suspenso por conta de decreto do Governo Estadual. Ou seja, quem tem dúvida em relação à cobrança da sua conta de água e esgoto pode solicitar a análise da fatura por telefone (0800-771-1195), e-mail (atendimento@ coden.com.br ou [email protected]) e aplicativo de mensagens WhatsApp (número 99599-7766).

FATURA

Entre os dias 23 de março e 9 de abril, a Coden suspendeu as leituras presenciais dos hidrômetros, para proteger os leituristas do vírus. Uma parcela das contas de referência a março e abril foi faturada pela média de consumo dos últimos 6 meses e não pela medição presencial, já que o serviço estava suspenso. O procedimento é amparado pela agência reguladora Ares-PCJ e as leituras foram retomadas em 13 de abril.

POLÍTICA

Infelizmente alguns pretendentes a cargos políticos nas eleições de 2020 estão usando a questão para se beneficiar de alguma forma, causando críticas exageradas à Coden Ambiental e um desgaste aos funcionários. A mensagem é clara: o consumidor não precisa de ‘intermediários’ para solicitar uma eventual revisão da cobrança. E caso não obtenha resposta da solicitação oficial, pode recorrer à própria Ares-PCJ, que regula o serviço na região.