in
rmc-sedia-palestra-mobilidade-urbana-em-tempos-de-trem-bala-jno

PARLAMENTO DA RMC
O presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o vereador Pepo Lepinsk (Indaiatuba), preside sexta-feira (14), a partir das 10h, em Nova Odessa, o 3º encontro do ano do colegiado. A reunião de presidentes de Câmara e vereadores, contará com a palestra “Mobilidade Urbana em Tempos de Trem Bala”, proferida pelo engenheiro e diretor do SEESP (Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo) e especialista em Mobilidade Urbana, Emiliano Stanislau Affonso Neto.

“TREM BALA”
O objetivo do encontro é voltar ao assunto “trem bala”. Mês passado, durante a reunião de posse da nova diretoria do Parlamento, ocorrida em Campinas, os legisladores já haviam debatido o assunto, em especial, a publicação do edital de instalação do trem que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, e que deixou Campinas de fora do projeto. Em março, por decisão do colegiado, os presidentes de Câmara protocolaram moções de apelo e repúdio nos 21 Municípios que compõem a RMC. Os documentos foram remetidos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) individualmente e também seguiu em nome da RMC, assinado pelo presidente Pepo Lepinsk

DESCONTENTAMENTO
Segundo Pepo, a intenção da correspondência foi registrar o descontentamento do colegiado com a mudança do traçado do trem de alta velocidade, solicitando a inclusão de Campinas como um dos pontos de embarque e desembarque. “O mínimo que esperamos é uma resposta; como ela não veio até agora, voltaremos ao assunto nesta nossa 3ª reunião do ano”, explica Pepo Lepinsk. “Representamos a força de quase 3,3 milhões de habitantes, reunimos 21 Município e sabemos que a nossa população tem muito a perder com a mudança de traçado; não é possível ficarmos parados neste momento da história”, afirma o anfitrião da reunião, o presidente da Câmara de Nova Odessa e 1º secretário da RMC, Wagner Morais.