in
jno

PARCERIAS
O vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, representou na sexta-feira (15/07) de manhã o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, na cerimônia que marcou o aniversário de 117 anos do IZ (Instituto de Zootecnia), instituição de pesquisa paulista que tem sede desde 1929 na Fazenda do Estado, em Nova Odessa. Mineirinho destacou também as diversas parcerias recentes da Prefeitura com o Governo do Estado, especialmente através da Secretaria de Agricultura. Entre elas, a negociação para a cessão de um prédio no interior da sede do IZ para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parques, Jardins, Agricultura e Recursos Hídricos – cuja titular hoje é uma pesquisadora e ex-diretora do próprio Instituto, Daina Gutmanis.

RECUSAS A BAFÔMETRO
Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran.SP) apontam que o mês de junho foi o que teve mais registros de multas a motoristas por recusa ao teste de etilômetro (bafômetro) durante as fiscalizações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) desde o início de 2022. Foram 485 autuações do tipo, o que corresponde a 93,4% do total de infrações por alcoolemia do mês: 519.

BOLSA TRABALHO
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu inscrições para novas vagas do Bolsa Trabalho no estado, sendo 3.440 na Região Administrativa de Campinas. Os participantes recebem bolsa-auxílio de R$ 540 por até cinco meses para atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais durante quatro horas diárias por cinco dias na semana, além de realizarem um curso de capacitação profissional. Os interessados podem se inscrever até esta terça-feira, dia 19 de julho no site www.bolsadopovo.sp.gov.br.

AUMENTO NO CONSUMO DA ENERGA
O solstício de inverno, ou apenas inverno, acontece todos os anos por volta do dia 21 ou 22 de junho no Hemisfério Sul. Mas, apesar de ocorrer sempre na mesma época, muitas pessoas esquecem que o período é muito mais do que apenas temperaturas mais baixas. A época mais fria do ano traz junto na bagagem um aumento de até 30% no consumo de energia elétrica e chuvas abaixo da média em diversas regiões do Brasil.