in

PREFEITURAS NA MIRA DO MP

prefeituras-na-mira-do-mp-jno

O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo acaba de implementar, em seu site, um canal para receber denúncias referentes a contratações emergenciais durante a pandemia. Assim, qualquer cidadão paulista que detenha informações sobre possíveis irregularidades (nepotismo, favorecimento, sobrepreço, etc.) em contratos firmados pela prefeitura de sua cidade (com exceção da cidade de São Paulo) ou pelo próprio Governo Estadual no combate ao novo coronavírus, poderá fazer a denúncia, de forma sigilosa e, até mesmo, anônima.

RETORNO DAS CONSULTAS

A partir da próxima segunda-feira a Secretaria de Saúde de Nova Odessa retoma o agendamento de exames e consultas com clínicos gerais e especialistas. Tudo será feito de forma gradual. Os procedimentos foram suspensos no dia 20 de março, por meio do decreto número 4.175/2020, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e controlar a disseminação do novo coronavírus. Desde então, a rede municipal tem atendido somente casos urgentes.

VACINA DO COVID-19

O governador de São Paulo, João Doria, deu uma grande notícia na última quinta-feira. São Paulo vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Isso será possível por uma parceria que foi firmada entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus mortos ou com baixa atividade. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19.

VACINA POR SPRAY NASAL

Na área da saúde, mais uma grande notícia para a população. A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina por spray nasal contra a covid-19. De acordo com a universidade, o modelo de imunização já foi testado – com resultados positivos – em camundongos contra a hepatite B.