in

CUIDADO ANIMAL

Nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 20h, o Instagram da AAANO – Associação Amigos dos Animas de Nova Odessa irá realizar uma live com a médica veterinária, Carolina Peroni Gomes, da Gato.cão – Clínica Veterinária. A profissional irá falar sobre os cuidados na quarentena com os pets. Participe e tire suas dúvidas.

ACESSOS

Desde que foi lançado, na manhã da última terça-feira, dia 7, o sistema que dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais – criado para atenuar os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus – teve 83 milhões de acessos por meio do site criado pela Caixa Econômica Federal e aplicativos disponíveis nos sistemas IOS e Android. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, mais de 18 milhões de pessoas fizeram o cadastro somente na terça-feira, a maioria via sistema Android. O programa tem como alvo 54 milhões de brasileiros desempregados. São microempreendedores individuais (MEI), informais e beneficiários do programa Bolsa Família. Os inscritos ainda terão sua elegibilidade validada pelo sistema de checagem da Dataprev, que cruza bases de dados do governo para identificar quem recebe outro tipo de auxílio ou teve renda superior a R$ 28,5 mil em 2018, dentre outras condicionantes.

APELO

O governador de São Paulo, João Doria, fez um apelo ontem, dia 8, para toda a população do país, solicitando que, neste feriado da Páscoa, as pessoas evitem se deslocar até o litoral paulista. Para isso, o governador lembrou que todas as praias do litoral de São Paulo estão com seus acessos fechados para evitar aglomerações nessa época da pandemia do novo coronavírus. “Faço aqui um apelo: por favor, não se dirijam especialmente ao litoral de São Paulo. Se possível, fiquem em suas casas. Permaneçam em casa durante o período da Páscoa”, disse Doria. “As praias estão fechadas, todas elas. Do litoral norte, à Baixada Santista e litoral sul. Nenhum acesso às praias do litoral de São Paulo está permitido”, acrescentou.

ARQUIVADO

A Procuradoria Geral da República (PGR) informou na terça-feira, dia 7, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não é possível acusar formalmente o presidente Jair Bolsonaro de crimes contra a saúde pública previstos no Código Penal. Na semana passada, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou ao STF uma notícia-crime contra o presidente, em razão das ações e manifestações dele em relação à pandemia do coronavírus. Ao responder ao STF, a Procuradoria-Geral considera que o caso deve ser arquivado. O parecer, assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, é uma resposta ao ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo. Pela Constituição, cabe somente à Procuradoria-Geral da República promover ação contra o presidente da República no STF, em casos de crime comum.