Representantes da Prefeitura de Nova Odessa estiveram nesta sexta-feira (24/01/2025) no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, para acompanhar o andamento do projeto urgente de recuperação da nova travessia da Avenida Ampelio Gazzetta sobre o Córrego Capuava, que sofre um severo processo de erosão há mais de 10 anos. Autorizada a obra orçada em R$ 4 milhões, a intervenção vai ser licitada e realizada pelo Município, com recursos estaduais – e, se necessário, uma contrapartida municipal.
Representando o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), estiveram presentes o secretário municipal de Obras, Vilson Amaral, o adjunto de Segurança, Silvio Natal, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Vanag, o diretor de Habitação Diego Feitoza e o diretor de Serviços Urbanos, Gustavo Valente.
Eles foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, pela diretora do órgão e tenente coronel Claudia Andreia Bemi, e pelo sargento Humberto Francetto, engenheiro da Divisão de Recuperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado.
O local afetado é parte do Corredor Metropolitano Noroeste do Transporte Coletivo e importante via de ligação entre as cidades do lado Oeste da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Este ponto de processo erosivo havia sido vistoriado por técnicos da Divisão já em fevereiro de 2023, e desde então uma solução para o problema está em análise pelo órgão do Governo do Estado e pelo Município.
Segundo Vilson Amaral, já foi definida uma proposta técnica adequada para solucionar de vez o antigo problema, que é a adoção de três linhas de aduelas de 2×2 metros e 18 metros de extensão cada linha, permitindo o escoamento da vazão do Córrego Capuava em momento de chuva intensa.
“A partir dessa definição, a Prefeitura vai enviar agora os projetos técnicos e planilhas para a Defesa Civil do Estado, que por sua vez vai enviar um técnico para aprovar o projeto. Em paralelo, já vamos providenciar e entregar a documentação necessária para a formalização do convênio. Em seguida, vamos ter a autorização para licitar e iniciar a obra”, explicou o secretário municipal de Obras. A expectativa é que a obra tenha início no mais tardar no segundo semestre deste ano.
SECRETARIA DE GOVERNO
A equipe de Nova Odessa esteve também com Carlos Takahashi, assessor especial de Atendimento aos Municípios da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, para reforçar tanto este pedido de apoio urgente para a solução da erosão na Avenida Ampelio Gazzetta, bem como para o acompanhamento periódico de todos os pedidos do prefeito Cláudio Schooder em tramitação junto ao Governo Estadual atualmente.
“Também tivemos acesso a uma lista de todos os programas que o Estado tem ativos atualmente e que disponibilizam recursos para os municípios, nas mais diversas áreas, para que o prefeito Leitinho possa priorizar em quais linhas vamos solicitar esse apoio financeiro”, completou Amaral.