in

Área verde recém-revitalizada em Nova Odessa volta a ser tomada por descarte irregular de lixo

Mesmo após plantio de 34 árvores nativas, espaço na Rua Antônio Zanaga, no bairro Bela Vista, é novamente tomado por entulho e lixo; população critica falta de fiscalização e punições

Uma área verde localizada na Rua Antônio Zanaga, nº 437, no bairro Bela Vista, em Nova Odessa, voltou a ser alvo de descarte irregular de entulhos e resíduos diversos, apenas 15 dias após ter sido limpa e reflorestada por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e de um grupo de voluntários.

Na ocasião, 34 árvores nativas foram plantadas no local como parte de um esforço coletivo para recuperar a área e transformá-la em um espaço mais agradável para a comunidade. No entanto, o trabalho foi comprometido com o retorno de materiais jogados de forma criminosa na área. A praça fica cercada por diversos comércios, o que torna ainda mais visível e preocupante a negligência.

Moradores se dizem revoltados com o abandono e cobram atitudes mais enérgicas do poder público. “As pessoas estão chateadas com a falta de educação da própria população, com a falta de punição em quem vem fazendo esta baderna pela cidade”, desabafou um morador indignado.

Além da frustração com o vandalismo ambiental, há críticas à ausência de fiscalização por parte da Secretaria do Meio Ambiente. Para a comunidade, a sensação é de que o descaso institucional tem permitido que Nova Odessa caminhe rapidamente para se tornar um verdadeiro “lixão a céu aberto”.

A situação no bairro Bela Vista não é um caso isolado. No Jardim Santa Rosa, conforme noticiado nesta segunda-feira (14), moradores também denunciaram o acúmulo de lixo e entulho em áreas públicas, reforçando o alerta de que Nova Odessa enfrenta uma verdadeira crise na gestão de resíduos. As recorrentes cenas de descaso mostram que a cidade carece de uma política efetiva de fiscalização, educação ambiental e responsabilização dos infratores.