in

Área se transforma em ‘cemitério’ de ônibus antigos e expõe moradores a riscos em NO

Diversos ônibus enferrujados e abandonados ocupam área entre as ruas Júlio Moreira de Morais e Fioravante Martins, no bairro Green Village; moradores pontuam perigos à saúde e segurança

area-se-transforma-em-cemiterio-de-onibus-antigos-e-expoe-moradores-a-riscos-em-no-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Uma área particular situada entre as ruas Júlio Moreira de Morais e Fioravante Martins, no bairro Green Village, em Nova Odessa, está causando preocupação entre os moradores. Isso porque o local se transformou em um verdadeiro “cemitério” de ônibus antigos, onde veículos sucateados se acumulam, trazendo riscos à saúde e à segurança da população.
Moradores da região vêm manifestando insatisfação com o estado da área, onde ônibus velhos e deteriorados estão estacionados há tempos e nenhuma medida da Prefeitura foi realizada. Sem manutenção, os veículos abandonados acumulam sujeira, água parada e atraem insetos.
“A gente não sabe o que pode estar acontecendo dentro desses ônibus. À noite, fica tudo escuro, e já vi gente entrando nesses veículos. É perigoso para nós, porque pode virar ponto para usuários de drogas ou até para criminosos se esconderem”, afirma Ana Paula Silva.
Além das questões de segurança, há também um temor em relação à saúde pública. Com a proximidade do verão e das chuvas, os moradores temem que a água acumulada nos veículos sucateados possa se tornar foco para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. “Os ônibus estão abandonados e viraram um criadouro de problemas. Ninguém toma providência e quem sofre somos nós. O risco de dengue aqui é altíssimo”, alerta Poliana Mendes.
Os veículos, muitos deles completamente enferrujados e depredados, são verdadeiras sucatas a céu aberto, que, além de desvalorizarem a região, aumentam a sensação de abandono no bairro. “A gente paga nossos impostos, cuida das nossas casas, mas essa situação desanima. A rua virou depósito de lixo, e esses ônibus velhos são um perigo grande”, desabafa Poliana.
Para os moradores, ainda não se sabe quem é o responsável pela área e pelos ônibus abandonados, mas os populares pressionam a Prefeitura de Nova Odessa a tomar providência. Eles pedem que os veículos sucateados sejam removidos o quanto antes para que o local possa ser revitalizado e não continue oferecendo riscos.

LIXO
Além do “cemitério” de ônibus velhos, o calçadão da Rua Fioravante Martins, localizado no tradicional “pescoço da égua”, se tornou um lixão devido ao acúmulo de entulho e restos de materiais de construção. A situação tem gerado desconforto entre moradores, que relatam o incômodo de caminhar em meio ao cenário de abandono. Entulho de obras, restos de lixo, plástico e garrafas de vidro foram deixados ao longo do calçadão.

OUTRO LADO
Procurada, a Prefeitura informou que a situação citada pela reportagem “já foi encaminhada para análise do Setor de Fiscalização de Trânsito”.