in

Após investigação do MPT, Prefeitura informa troca de extintores em prédios municipais

Governo Leitinho informou locais com novos extintores, mas omitiu existência de inquérito do Ministério Público do Trabalho que pressionou o Executivo a adotar medidas imediatas contra insegurança para casos de incêndio

apos-investigacao-do-mpt-prefeitura-informa-troca-de-extintores-em-predios-municipais-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

Depois de uma investigação do MPT (Ministério Público do Trabalho) e do Jornal de Nova Odessa mostrar que extintores de prédios públicos municipais estavam vencidos, a Prefeitura informou, omitindo a existência de um inquérito em andamento, que nos últimos dias, através da equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), completou o novo ciclo de substituição preventiva anual dos extintores, “atendendo assim à legislação vigente”.
São, no total, cerca de 300 equipamentos. A Prefeitura diz que os extintores “vinham sendo gradativamente substituídos desde o início do ano”, mas não respondeu a reportagem quando questionada sobre o problema em vários prédios da Prefeitura.
A administração disse que além de fazer vistorias periódicas nas edificações para instalação de sinalizações de emergência e equipamentos, bem como verificar o funcionamento dos itens de proteção contra incêndios, contratou uma empresa para a execução de manutenção e recarga de extintores, para adequação gradual dos prédios públicos, que somam aproximadamente 60 locais.
“Mais recentemente, vêm passando pelo mesmo serviço os demais prédios públicos, como o restante da Rede Municipal de Saúde, incluindo unidades como Hospital Municipal, UBSs, CAPS, Secretaria, Farmácia Central e de Alto Custo, PAM Alvorada, CRESAM e CRI – que passaram pela manutenção em segundo nível com a troca de extintores no dia 22/08. Também na última semana, foi a vez do Paço Municipal, CREAS, Fundo Social de Solidariedade e Espaço Melhor Idade, Conselho Tutelar, Setor de Trânsito, Poupatempo/CRET, Garagem Municipal, Parque Ecológico Isidoro Bordon e Secretaria de Meio Ambiente receberem os novos equipamentos contra incêndios, o que aconteceu no dia 27/08”, informou.
No dia 22 de agosto, o JNO mostrou que o MPT abriu uma investigação contra a Prefeitura de Nova Odessa e determinou que o SSPMANO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa) vistoriasse os prédios públicos da cidade e produzisse um relatório sobre possíveis irregularidades relacionadas à proteção contra incêndios, como extintores vencidos e falta de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O sindicato adiantou que Hospital Municipal, Prefeitura, Guarda Municipal, Garagem Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico estavam com extintores vencidos.
A investigação faz parte de um inquérito conduzido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região. O órgão federal cobrou medidas imediatas por parte do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), para que as adequações sejam realizadas nos edifícios públicos.
A investigação foi iniciada com base em uma série de procedimentos administrativos, que tratam da obtenção de AVCB e da adequação dos prédios à legislação de segurança contra incêndios. O MPT também solicitou que a Prefeitura fornecesse cópias desses processos, com detalhes sobre as medidas que foram adotadas ou ainda precisam ser implementadas.