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Após idosa ser ignorada no HM, aliado de Leitinho denuncia novas falhas em atendimento prioritário

Vereador Marcelo Maito protocola cobrança no cumprimento de leis federais e respeito à dignidade de pacientes vulneráveis no ambulatório depois de denunciar que idosos não são acolhidos adequadamente

Após denúncias e repercussão de que uma idosa foi ignorada na fila de atendimento no Hospital Municipal de Nova Odessa, o vereador Marcelo Maito (União), aliado do prefeito Leitinho (PSD), admitiu que pacientes que têm direito ao atendimento prioritário não estão sendo acolhidos de forma adequada na rede de saúde da cidade.
A declaração foi acompanhada de uma indicação protocolada na Câmara, exigindo medidas imediatas por parte do Executivo para garantir o cumprimento da legislação vigente no ambulatório municipal.
No documento, Maito pede que a Prefeitura adote providências para assegurar a prioridade de atendimento a idosos, gestantes, pessoas com deficiência, lactantes e pessoas com crianças de colo, conforme determina a Lei Federal nº 10.048/2000 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
“Relatos de usuários do sistema de saúde indicam que, em muitos casos, essas pessoas não estão recebendo o atendimento preferencial de forma adequada”, fala o vereador na justificativa. Segundo ele, o problema é recorrente tanto na recepção quanto no acesso às consultas e procedimentos médicos.
O caso da idosa, ignorada por funcionários e sem qualquer orientação ou prioridade durante o atendimento, gerou forte repercussão nas redes sociais e trouxe à tona outras reclamações similares por parte da população. O episódio motivou a ação de Maito, que agora cobra uma resposta da gestão municipal que ele defende na Câmara.
Em denúncia publicada pelo Jornal de Nova Odessa no dia 12 de maio, a moradora Beth Dias relatou que, mesmo após levar sua mãe ao hospital duas vezes na mesma semana, a paciente não recebeu o atendimento prioritário garantido por lei.
A publicação rapidamente repercutiu e gerou uma onda de indignação entre outros moradores. Um dos comentários na postagem resumiu bem o sentimento coletivo: “Do que adianta um prédio reformado se o essencial não é feito?” A frase expõe a frustração da população diante do investimento na aparência da estrutura, mas que falha em garantir o básico: atendimento digno e humanizado.
A crítica foi direcionada diretamente ao prefeito Leitinho e à Secretaria Municipal de Saúde, sob responsabilidade do Dr. Lucas Bento da Silva Isepon, e seu secretário adjunto, Carlos Thiago Jirschik da Cruz. Os três são cobrados.
A situação contraria frontalmente o que determina o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que assegura atendimento preferencial às pessoas com 60 anos ou mais, tanto em serviços públicos quanto privados.
Na época, a Prefeitura de Nova Odessa solicitou que a denúncia seja formalizada pela cidadã através da Ouvidoria da Saúde, pelos canais oficiais: telefone (19) 3466-1495, ramal 205, ou e-mail saudeouvidoria@novaodessa.sp.gov.br. A Prefeitura informou que, com o registro, poderá apurar devidamente o caso e adotar eventuais providências junto aos profissionais envolvidos.