O 13° Curta Cenas – Festival de Peças Curtas de Sumaré – está de volta após uma década de hiato e com inscrições abertas para grupos teatrais de todo o país. Podem participar companhias amadoras, profissionais, experimentais e alternativas que tenham espetáculos com duração entre 10 e 15 minutos. As inscrições, gratuitas, seguem até o dia 25 de julho. Interessados podem obter mais informações acessando o edital ou o perfil oficial do festival no Instagram.
O festival aceita todos os gêneros teatrais, desde que a peça tenha, no máximo, 10 integrantes. As premiações estão divididas em seis categorias: Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Prêmios Especiais e Prêmios Secundários.
Para Diego Trevisan, produtor cultural e organizador do festival, o retorno do Curta Cenas simboliza a retomada do vigor criativo do teatro em Sumaré. “Esta edição do Curta Cenas surge após um hiato de 10 anos. É o renascimento de um festival que formou gerações de artistas e espectadores em nossa cidade, e que vai impulsionar a força criativa de Sumaré no campo teatral”, afirmou.
As peças selecionadas para a mostra competitiva serão divulgadas no dia 30 de julho, nas redes sociais do festival. O evento acontecerá entre os dias 28 e 31 de agosto, no Anfiteatro Municipal de Sumaré, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza.
Além das apresentações teatrais, o 13° Curta Cenas contará com uma programação diversificada, incluindo espetáculos de rua, performances artísticas, workshops e debates, oferecendo uma experiência cultural completa para artistas e público.
O festival foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com curadoria técnica da Bilateral Filmes e apoio de diversos fomentadores culturais.