Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A antiga Estação Ferroviária, no Centro de Nova Odessa, virou um símbolo do abandono e da insegurança para a população. Estrategicamente situada no coração da cidade, a estação, que outrora era conhecida como um ponto de referência para eventos, atualmente enfrenta uma realidade bem diferente: o prédio se tornou abrigo para moradores de rua e apresenta sinais de vandalismo, com cercas e portas quebradas e pedaços de roupas pela linha férrea. A estrutura da estação está em estado de deterioração. No entorno, tecidos velhos e entulho estão espalhados em meio aos trilhos, criando um cenário de degradação.
“Esse lugar já foi um símbolo do desenvolvimento da nossa cidade lá atrás. Agora, é só tristeza ver como está a nossa estação. Ninguém toma conta e isso só traz mais problemas para o Centro”, opina Maria de Fátima Conceição, que transitava pela Praça Central José Gazzetta.
Os moradores apontam o abandono do local como responsabilidade da Prefeitura. As cercas, que serviriam para proteger o local, estão parcialmente destruídas, facilitando o acesso descontrolado e aumentando a insegurança.
“A estação tem todas as condições de ser e realmente é um ponto de encontro de moradores de rua”, afirma Conceição.
A linha férrea que corta o terreno da antiga estação também apresenta uma situação ruim. Objetos pessoais se espalham por toda a extensão, misturados com o entulho acumulado ao longo dos trilhos. O cenário reforça o desamparo do local.
A cobrança é que a antiga estação poderia ser revitalizada e passar pelas manutenções necessárias.
Diante do cenário de abandono, moradores chamam a atenção da Prefeitura para o melhor aproveitamento da estrutura para projetos sociais e culturais. “Esse local tem um valor histórico. Seria maravilhoso ver a estação se transformar em um espaço realmente útil”, afirma.
Questionada o abrigo de moradores de rua e os casos de vandalismo, a Prefeitura de Nova Odessa nada informou.