Renato Amorim da Silva, advogado particular do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, acaba de ganhar um cargo comissionado na Prefeitura de Nova Odessa. Ele será Diretor de Planejamento, cargo criado em 2021 pelo chefe do Poder Executivo com salário mensal de R$ 6.407,33, subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Embora sua portaria tenha sido publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (20), ela traz um detalhe: a nomeação tem validade desde o dia 2 de janeiro. Renato Amorim vinha sendo cogitado para assumir o cargo de Secretário Municipal de Saúde, desde a saída do então titular da pasta, Silvio Corsini, isso no final de dezembro do ano passado.
Recentemente, Renato Amorim da Silva e o prefeito Leitinho foram alvos de uma denúncia feita ao Ministério Público pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Odessa, no que ficou conhecido como “o caso do gabinete paralelo”. O documento, assinado pelo então presidente da entidade sindical, Adriano José do Carmo Rosa, se baseia em vídeo recebido por ele, via redes sociais, que mostra o advogado particular do prefeito – que não era servidor municipal -, em posse das chaves, e entrando no Paço pela porta dos fundos da prefeitura, que dá acesso ao gabinete de Leitinho.
À Promotoria de Justiça, Carmo disse ainda que recebeu informações dando conta que Renato tem sala dentro da prefeitura, “cumpre expediente” e dá ordens a outros funcionários municipais. O vídeo – divulgado por Carmo em suas redes sociais – mostra um veículo Honda Civic branco estacionado na vaga destinada exclusivamente ao prefeito Leitinho, nos fundos da prefeitura. Um homem que veste calça e camiseta preta e que, segundo a denúncia, seria o advogado Renato Amorim da Silva, desce do carro e caminha até a porta. Com a chave em mãos, ele destranca a porta, olha rapidamente para o lado esquerdo e entra no Paço Municipal.
“Ele (Renato) tem a chave de acesso ao gabinete do prefeito. Isso é um gabinete paralelo! Por que o doutor Renato tem acesso (ao gabinete)? Como é que pode? Fica bem claro (nas imagens), bem nítido. Sabe para quem eu mandei isso (o vídeo)? Sim, para o prefeito. Explica isso prefeito: gabinete paralelo aí dentro? O senhor informou isso à Polícia Federal, ao Ministério Público também? Eu recebi informações de que o Renatinho participa de reuniões (na prefeitura). Qual é o foco? Ele foi nomeado? Pra quê (sic) ter acesso ao gabinete? Quem pode me falar (sic) que ele não está levando ou trazendo documentos para o gabinete? Quem deu acesso? Isso é sério, é muito complicado! É claro que eu vou encaminhar isso ao Ministério Público, pedindo que o prefeito explique isso”, esbravejou, na ocasião, o ex-presidente do sindicato, durante a transmissão feita em suas redes sociais.
OUTRO LADO
Procurada pela reportagem do Jornal de Nova Odessa para comentar a nomeação do advogado particular do prefeito em cargo comissionado, a Prefeitura não se manifestou até o fechamento desta edição.