in ,

Abandono nas escolas escancara fracasso da gestão Leitinho em Nova Odessa

Moradores denunciam sujeira, falta de manutenção, insegurança e retirada de equipamentos escolares em meio ao descaso generalizado da Prefeitura

A situação de abandono na EMEF Alzira Ferreira Delegá, localizada na Rua Frederico Bassora, no bairro Green Village, em Nova Odessa, escancara o descaso da administração municipal com a manutenção das unidades escolares e dos espaços públicos da cidade. Um vídeo gravado por um morador mostra o entorno da escola tomado por lixo, galhos caídos, entulho e mato alto — um cenário incompatível com o que se espera de um espaço que deveria servir como área de lazer para crianças da comunidade.

“Isso aqui era para ser uma área de lazer. Olha o lixão que está isso aqui. A escola abandonada, a cerca caída, galho no chão faz anos. Já mostramos isso antes, mas nada é feito”, desabafa o morador, que critica diretamente o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Segundo ele, a situação é de completo abandono, agravada pela ausência de policiamento e pela suspeita de uso de drogas no local durante a noite. “A prefeitura parece que, sabendo que não vai conseguir se reeleger, abandonou de vez.”

A negligência, no entanto, não se restringe à EMEF Alzira. Moradores de outros bairros também relatam sensação de abandono. Em áudios enviados por uma cidadã local, é possível ouvir relatos de que a prefeitura deixou de recolher galhos de podas de árvores, o que tem causado entupimento de bueiros e pode gerar enchentes. Além disso, há queixas sobre iluminação pública precária, postes com luminárias queimadas e ausência de manutenção básica.

“Antes, a prefeitura recolhia as podas. Agora dizem que não fazem mais esse serviço. Mandam deixar na rua, entope tudo. Ninguém conserta luz, ninguém aparece. A gente se sente largado”, diz a moradora. Segundo ela, o sentimento nos grupos de moradores do bairro é de frustração e abandono completo por parte do poder público.

A situação crítica nas escolas também vai além da limpeza e conservação. Em junho, a comunidade escolar foi surpreendida com a retirada de tablets e computadores de todas as unidades da rede municipal. Os equipamentos foram recolhidos pela empresa fornecedora devido a dez meses de atraso nos pagamentos por parte da Prefeitura. O corte afetou diretamente o cotidiano pedagógico de cerca de 5,3 mil alunos.

O cenário atual coloca em xeque as prioridades da administração municipal e levanta questionamentos sobre o uso dos recursos públicos. Enquanto crianças estudam em escolas deterioradas e sem recursos tecnológicos, a Prefeitura já foi alvo de críticas por gastos polêmicos, como a compra de ovos de Páscoa no valor de R$ 600 mil.

Apesar das denúncias, vídeos e pedidos da população, a gestão Leitinho segue em silêncio diante das cobranças por mais estrutura, limpeza, segurança e dignidade nos bairros e nas escolas públicas.

Até agora, não houve resposta da Prefeitura de Nova Odessa. O espaço segue disponível para esclarecimentos.