Paulo Medina
redacao@jno.com.br
A AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa) flagrou na noite deste sábado (19) o abandono de um cachorro em meio à chuva. O crime causou revolta e comoção entre moradores. O animal, de aproximadamente um ano, foi deixado na rua, na região do Jardim Santa Rosa. O ato foi capturado por câmeras de segurança. O animal foi resgatado e levado para um abrigo.
A associação informou que mobilizou seu setor jurídico para iniciar as medidas legais necessárias. A equipe já entrou em contato com a família que acolheu o animal, orientando-os sobre os passos a serem seguidos.
“Abandono é crime”, reforçam os representantes da AAANO, que estão colaborando com as autoridades locais para identificar e responsabilizar os culpados.
“Infelizmente, presenciamos mais um ato cruel de abandono aqui na cidade. Durante uma noite chuvosa, um cachorrinho foi descartado sem qualquer piedade por indivíduos que simplesmente o deixaram à própria sorte. O que eles não esperavam é que o ato foi capturado por câmeras de segurança. O vídeo mostra claramente a frieza dos criminosos e o desespero do animal, que não entende por que foi deixado sozinho. Por sorte, o cachorrinho, um machinho de aproximadamente 1 ano, foi resgatado e já está em segurança, aguardando por uma adoção responsável. O setor jurídico da nossa ONG já foi acionado e entrou em contato com a família que acolheu o animal para prestar as orientações necessárias e as medidas judiciais estão sendo tomadas para garantir que esse crime não fique impune”, informou a AAANO, por meio de nota publicada em seu perfil no Instagram.
“Ficamos sabendo sobre o caso pelas redes sociais, com várias pessoas nos enviando o vídeo divulgado…. no mesmo momento, entramos em contato com a pessoa que acolheu o animal, e nos colocamos à disposição oferecendo todas as orientações necessárias para o seguimento civil e criminal do caso, e também para realizar o processo de adoção correto (…) Não podemos aceitar que casos como esse ainda aconteçam na cidade, depois de tantos anos de luta e dedicação dos nossos voluntários e demais pessoas que estão conosco nessa batalha. Afinal, é um assunto de toda a sociedade, que todos podemos e devemos nos empenhar para combater, que é o crime de abandono de animais”, afirmou Carlos Pinotti, presidente da AAANO.