in

6ª Conferência de Saúde define propostas e elege delegados que vão representar Nova Odessa na Estadual

6a-conferencia-de-saude-define-propostas-e-elege-delegados-que-vao-representar-nova-odessa-na-estadual-jno

Cerca de 70 pessoas participando – entre usuários, trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde), prestadores de serviços, gestores e representantes da DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde) –, aconteceu na quinta-feira (02/03), no salão da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa, a 6ª Conferência Municipal, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O evento foi realizado pelo Comusa (Conselho Municipal de Saúde) e pela Secretaria Municipal de Saúde, e contou com a presença do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), que representou o prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho).

Também participaram a diretora regional de Saúde, Fernanda Vasconcelos, a secretária municipal de Saúde e presidente da Conferência, Jaqueline Serrano, a presidente do Comusa, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, o secretário-adjunto de Saúde, Gleberson Miano, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos – entre outros.

Realizada a cada 4 anos, a Conferência busca avaliar a situação da Saúde Pública oferecida através do SUS, ou seja, propor diretrizes para a formulação de políticas de Saúde destinadas ao município, ao Estado e para todo o país. Para tanto, além da eleição dos delegados que vão representar o município na etapa estadual, os quatro “eixos” participantes apresentaram diversas propostas que serão levadas ao evento (leia abaixo).

“A nossa gestão tem cuidado e investido da Saúde, e esperamos deixar nesses quatro anos uma cidade muito melhor do que a gente pegou. Agradeço a presença de todos pela participação nesta Conferência, de grande relevância, e aos membros do Conselho, que são voluntários e estão ajudando a fazer uma Saúde melhor”, comentou o vice-prefeito.

“Nossa missão hoje aqui é construir propostas que façam sentido pra vocês, de maneira paritária, equilibrada e integral, para que consigamos tirar do papel aquele SUS que pensamos lá atrás e que está na Constituição, e implantar dentro do nosso território. Por isso, a importância da participação popular, do diálogo entre gestores, dos trabalhadores e de quem usa esse sistema tão bonito, e que está avançando”, destacou Fernanda Vasconcelos.

Para a secretária Jaqueline, a Conferência Municipal foi um sucesso, com discussões excelentes, cujas propostas serão enviadas para a próxima etapa. “Estar aqui é uma conquista muito grande, pois esse é o espaço que a gente tem para construir uma política pública em Saúde. Esse é o lugar para a gente reunir, discutir a Saúde que a gente quer, tanto para o Município quanto para o Estado e para o nosso país. Importante ressaltar que a Conferência não termina aqui, os encontros coletivos continuarão. Nossa intenção é dar continuidade aos encontros nas UBSs periodicamente, pois a participação popular é essencial para termos uma Saúde cada vez mais forte”, falou.

“Nós temos o processo de sintetizar a participação social e popular, então vocês que estão aqui presentes, e de acordo com os eixos temáticos, vão entender o que está acontecendo no município e propor melhorias para a Secretaria de Saúde. Esse processo pós-pandemia é um processo de reconstrução, de futuro e de priorização do Sistema Único de Saúde”, comentou a presidente do Comusa.

PROPOSTAS

Entre as propostas definidas e aprovadas pelos quatro eixos, com base na realização de diagnósticos da Rede de Saúde local durante a Conferência, estão o fortalecimento das políticas públicas de Saúde através da participação dos usuários, trabalhadores e todos os cidadãos; implementação dos Programas de Saúde da Família; implantação de Conselhos locais nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a fim de fortalecer a participação dos usuários; além do serviço social 24 horas no pronto-socorro, entre outras.

Na ocasião, também foram eleitos os três delegados que vão representar o município na Conferência Estadual. Representando a categoria dos usuários, foram escolhidas Carolina Domingos (titular) e Adriana Moares Tavares (suplente). Dos profissionais de Saúde, foram João Domingues da Fonseca Filho (titular) e Cristina Garcia Geraldo Máximo (suplente). E representando a gestão municipal, foram apontadas Paula Mestriner e Maria José da Cruz (suplente).