in

2º ‘Drive-Thru Animal’ do Fundo Social da PMNO e AAANO arrecada 400 quilos de ração

jno

Promovido na manhã do último sábado (23/07) na Praça dos Três Poderes pela Prefeitura de Nova Odessa, através do Fundo Social de Solidariedade, e pela AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), a segunda edição do “Drive-Thru Animal” teve um resultado positivo, com a arrecadação de cerca de 400 quilos de ração para cães e gatos abrigados e de famílias em situação vulnerável da cidade.

A ação contou com as presenças do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e de seu vice Alessandro Miranda, o Mineirinho. “Parte da arrecadação já foi entregue para a AAANO, e uma parte para o Fundo Social que vai atender as famílias cadastradas que têm pets. Vale ressaltar que temos mais de 15 protetores cadastrados, que cuidam de diversos animais que foram abandonados, entre cães e gatos”, lembrou o prefeito – que é médico veterinário e defensor da causa animal.

“É de extrema importância essa ajuda, porque ainda temos muitos animais nas ruas, e aquele animalzinho que é muito amado dentro de uma residência. Por causa da pandemia, temos diversas famílias em situação de vulnerabilidade, mas que não deixam de cuidar de seu animal de estimação”, lembrou a presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, Rose Miranda.

“Não apenas cidadãos, mas também comércios do ramo agropecuário aderiram à iniciativa e fizeram doações – a Agropet Mineiro e o Pelush. “Já entregamos ração de gatos para algumas protetoras mapeadas no cadastro municipal, que cuidam de mais de 40 gatos em situação de abandono nas ruas, que fazem o trabalho de castração e alimentação desses animais comunitários”, explicou Cadu Pinotti Jr, também defensor histórico da causa.

“Foi um evento importante para ampliar a visibilidade da causa animal e também ajudar protetoras e família carentes que cuidam de animais em diversos pontos de Nova Odessa. Tivemos uma doação significativa e importante. Esperamos ter mais adesão na próxima, tanto da população quanto dos comércios locais”, comentou o presidente da Associação, Thiago Rodrigues – cuja entidade demanda de 3 a 4 toneladas por mês de ração.

Rodrigues destacou ainda a relevância social do atual Programa de Castrações e Microchipagem da Prefeitura, que está atendendo a 1.900 animais abrigados e de famílias socialmente vulneráveis da cidade. Segundo ele, a castração evita o abandono (tanto de adultos quanto de filhotes indesejados) e também doenças nos pets.

 

A ONG

Fundada em 09 de agosto de 1994, a entidade abriga quase 500 animais e foi declarada como de Utilidade Pública pelo Município através da Lei Municipal nº 1.621/98. Com seus mais de 25 anos de história, a organização procura resgatar e tratar os animais de rua, que não têm condições de sobreviver, além de conscientizar a população sobre os maus-tratos e o abandono.

A entidade cuida dos animais que recebem tratamento no abrigo até ficarem saudáveis e serem levados para a castração, e posteriormente estarem disponíveis para a adoção, tanto no abrigo, quanto nas feirinhas realizadas todos os sábados na praça central da cidade.