in

Nova Odessa se destaca em água e abastecimento na RMC

Levantamento do INDSAT mostra serviços prestados pela Coden bem avaliados pela população

Mais uma vez Nova Odessa alcançou destaque no ranking de Abastecimento de Água entre as 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) durante o 4º trimestre de 2018. O município teve posição de destaque durante grande parte de 2017 e agora volta à vice-liderança, apresentando Grau de Excelência no segmento.

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) é a concessionária pública dos serviços de água e esgoto de Nova Odessa desde 1980. A partir deste ano, assumiu também a prestação do manejo de resíduos sólidos – a coleta de lixo. A empresa trata, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia e possui uma capacidade de reservação de 2,7 bilhões de litros.

Com 816 pontos, o serviço é o melhor avaliado no município. O índice é o maior registrado em 2018 e o 2º melhor de toda a série histórica da INDSAT. Em 2017, o 3º trimestre foi o período de maior satisfação com o Abastecimento em Nova Odessa. O índice havia chegado a 822 pontos. Nos demais levantamentos do ano, a pontuação variou entre 799 e 809 pontos.

O Abastecimento iniciou o ano de 2018 bem. Logo no 1º trimestre, o serviço prestado atingiu 815 pontos logo no início do ano. Nos dois levantamentos seguintes, o índice de satisfação caiu duas vezes consecutivas. No último trimestre do ano, o serviço mostrou recuperação. O índice de satisfação de 16 serviços públicos é analisado trimestralmente pela INDSAT.

Foram entrevistados 400 moradores, que julgaram os quesitos de acordo com os critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O instituto realiza o cálculo final a partir de uma metodologia exclusiva de classificação. Do total, 94% disseram que o Abastecimento de Água de Nova Odessa está “ótima” ou “boa” e 5% responderam que está “regular”. Apenas 1% dos entrevistados se diz insatisfeito.

As águas dos mananciais vêm dos Córregos dos Lopes 1 e 2 e Recanto 1, 2 e 3, nascentes que integram a microbacia a qual deságua no Ribeirão Quilombo, afluente do Rio Piracicaba. Através da troca de redes, adutoras e hidrômetros, além da substituição de adutoras e de hidrômetros, o controle de pressões e a setorização, o município reduziu as perdas de água tratada, de 43% em 2012, para apenas 25%.

Desde 2013 já foram investidos mais de R$ 40 milhões em obras e benfeitorias na área de saneamento em Nova Odessa. Atualmente será iniciada a construção da 2ª Estação de Tratamento de Água, a ETA Santo Ângelo, que vai melhorar ainda mais o abastecimento e garantir a disponibilidade hídrica futura para 105 mil pessoas, através da captação e reservação de água em outro ponto do município.

“É a nossa obrigação, enquanto prestadores de um serviço público, primar pela qualidade da água distribuída à população”, destaca o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza é inclusive o presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). “O abastecimento é uma prioridade permanente da nossa gestão, para manter a qualidade da água e a disponibilidade com o crescimento da cidade”, completa.