Educação de Nova Odessa está entre as melhores da RMC, aponta pesquisa

Já o percentual de pessoas que classificaram a Educação de Nova Odessa como “ruim” ou “péssima” caiu de 16% para 11% entre os períodos pesquisados

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) coloca a Educação de Nova Odessa entre as melhores da RMC (Região Metropolitana de Campinas). De acordo com o levantamento, o percentual de entrevistados que avaliaram o serviço como “ótimo” ou “bom” saltou de 39% no terceiro quadrimestre de 2018 para 55% no primeiro quadrimestre de 2019. Já o percentual de pessoas que classificaram a Educação de Nova Odessa como “ruim” ou “péssima” caiu de 16% para 11% entre os períodos pesquisados.

A rede pública de ensino conta com aproximadamente 5,1 mil alunos. Com 685 pontos, a Educação de Nova Odessa foi contemplada com o selo “Alto Grau de Satisfação” neste 1º trimestre de 2019. A pesquisa ouviu 400 moradores na cidade. O levantamento também mostrou que moradores com mais de 50 anos de idade e pessoas com Ensino Superior são as mais satisfeitas com a Educação Municipal de Nova Odessa. O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Os moradores avaliam os setores e o instituto estabelece o grau de satisfação. As pontuações vão de 200 a 1.000 pontos. Nova Odessa recebeu 55% de “ótimo” e “bom”, 34% de “regular” e 11% de “ruim” e “péssimo” em Educação Pública. Mais da metade dos entrevistados estão satisfeitos com a área.

MERENDA. A merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino de Nova Odessa registrou, no primeiro trimestre de 2019, o seu maior índice de aprovação, de acordo com pesquisa divulgada na semana passada pelo Indsat (Indicação de Satisfação dos Serviços Públicos). De acordo com o instituto, 69% dos moradores entrevistados classificaram a alimentação como “ótima ou boa”, o que deixa Nova Odessa na terceira posição no ranking das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com selo “Alto Grau de Satisfação” e apenas 26 pontos atrás de Jaguariúna, segunda colocada. No trimestre imediatamente anterior, o percentual havia ficado em 63%.

Importante destacar que o percentual de entrevistados que classificaram a alimentação como “ruim ou péssima” caiu de 13% no 4º trimestre de 2018 para apenas 6% no primeiro trimestre deste ano. O Setor de Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa fornece cerca, em média, 9 mil refeições todos os dias aos alunos da rede pública de ensino, composta pelos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), EMEF’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e EMEFEI’s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil). Sua variedade e, principalmente, a sua qualidade, fazem da merenda escolar de Nova Odessa referência regional.a